|
Lina Bo Bardi - Sutis substâncias da arquitetura
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Olivia de Oliveira
Gustavo Gili, Romano Guerra, São Paulo ; 1ª edição, 2006
edição em português
capa dura
400 p
17 x 24 x 3,5 cm
1400 g
colorido
fotos
desenhos
ISBN 85-88585-06-5
CDD 724.981 O48l
arquitetura e urbanismo (arquitetura moderna, arquiteto e obra)
prêmios
1º lugar Premiação IAB-SP 2006, categoria publicação
Finalista do RIBA International Book Awards 2007
Finalista 49º Prêmio Jabuti 2007, categoria Arquitetura
sobre o livro
Lina Bo Bardi, arquiteta nascida em Roma, emigrou para o Brasil, país onde desenvolveu sua carreira profissional, após a II Guerra Mundial. Graças a uma experiência vital e a uma enorme vontade de aproximação da cultura e do modo de vida popular, Bo Bardi se volta para uma arquitetura que valoriza a simplicidade, a espontaneidade, o residual e o efêmero; uma arquitetura entendida como 'organismo apto para a vida', que incorpora a vida cotidiana e a energia das pessoas que a utilizam. Por isso emprengou o termo substâncias em vez de materiais, para explicar do que era feita a sua arquitetura -de ar, luz, natureza e arte-, aos quais a autora, Olivia de Oliveira, acrescenta o tempo.
Assim a obra de Lina Bo Bardi se apresenta neste livro mediante grande quantidade de desenhos, imagens, escritos e projetos inéditos que permitem entender de um modo caleidoscópio a potência e a atualidade da obra de Lina enquanto confrontaçâo crítica com uma realidade estabelecida.
sobre o autor
Olivia de Oliveira Diplomada pela Faculdade de Arquitetura da UFBa, é mestre e doutora arquiteta pela ETSAB - Barcelona. Atualmente é sócia do escritório Butikofer de Oliveira Vernay, sediado em Lausanne, Suíça.
|