Lucjan Korngold, arquiteto
Anat Falbel
ensaios fotográficos
Nelson Kon e Alberto Ricci
Romano Guerra Editora, São Paulo, 2024
coordenação editorial
Abilio Guerra e Silvana Romano Santos
design gráfico
Dárkon Vieira Roque
coordenação de produção
Irene Nagashima
impressão
Ipsis
edição
Romano Guerra Editora
patrocínio
Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e ProAC
dados técnicos
272 páginas, 21 x 27,5 cm, ilustrado, colorido, desenhos e fotos
ISBN: 978-65-87205-29-8
sobre o livro
O livro aborda a vida e a obra de Lucjan Korngold, arquiteto de origem polonesa, cuja trajetória entre dois continentes se entrelaça com a de tantos outros profissionais, empresários, intelectuais e artistas que aportaram no Brasil no período entre as duas grandes guerras mundiais, contribuindo para a construção da modernidade brasileira nos principais centros do país.
Nascido em Varsóvia em 1897, Korngold cresceu e maturou nos ambientes culturais e artísticos das vanguardas europeias, chegando ao Brasil em 1940. Mais de sessenta anos após seu falecimento, a obra construída por este arquiteto imigrante ainda se destaca na paisagem urbana de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com edifícios representativos da modernidade brasileira.
Anat Falbel mergulha na formação de Korngold na Europa, destacando o contexto que moldou seu olhar sobre as relações entre arquitetura e cultura na sociedade moderna. A obra explora o desenrolar do diálogo construído entre o imigrante e o nacional desde a ditadura de Getúlio Vargas até a década de 1960. Nos anos de grande desenvolvimento industrial e crescimento urbano, Korngold e seu círculo de comitentes desenvolveram indústrias, edifícios públicos e residenciais, introduzindo tecnologias e métodos construtivos inovadores no país.
Os projetos mais icônicos de Korngold e seus associados, como Francisco Matarazzo Neto, Francisco Beck, Jorge Zalszpin e Abelardo Gomes de Abreu, tais como o Edifício São Vicente, CBI Esplanada, Palácio do Comércio, Centro Comercial do Bom Retiro, Edifício Vista Alegre, Bolsa de Cereais, Garagem Cogeral e Edifício Barão de Jaguará, entre outros, contam com ensaios fotográficos de Nelson Kon e Alberto Ricci, além de esboços originais e plantas de projetos nunca antes publicados.
O projeto gráfico de Dárkon Vieira Roque cria uma narrativa imagética e poética na edição do livro "Lucjan Korngold, Arquiteto", uma obra essencial para qualquer pessoa fascinada pela interseção entre arte, história e arquitetura.
Estrutura do livro
O livro é introduzido por Anat Falbel com uma análise do lugar ocupado pelo profissional estrangeiro na narrativa historiográfica da arquitetura moderna no Brasil. A primeira parte inicia com a formação e a produção arquitetônica de Lucjan Korngold na Polônia recém-independente, sob a atmosfera cultural do período do entreguerras. A seguir, a partir do projeto do edifício Rubinsky, construído na década de 1930, em Tel Aviv, Israel, propõe uma discussão sobre a obra dos imigrantes de origem polonesa neste país e os diálogos com a produção arquitetônica de Korngold nesse mesmo período. A autora encerra com uma análise da atuação de diferentes levas imigratórias judaicas no espaço brasileiro.
A segunda parte do livro destaca os principais comitentes de Lucjan Korngold, sublinhando as associações entre empresários nacionais e imigrantes na produção dos espaços urbanos do Brasil, em especial entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Ensaios fotográficos acompanham capítulos dedicados à duas das iniciativas imobiliárias inovadoras no centro de São Paulo entre a década de 1940 e 1950, os icônicos edifícios CBI Esplanada e Palácio do Comércio, ao lado do Teatro Municipal.
Para finalizar, a autora discute as últimas obras de Lucjan Korngold em parceria com o arquiteto Abelardo Gomes de Abreu, entre 1961 e 1963, ano de seu falecimento, e reflete acerca de seu olhar sobre a arquitetura brasileira.
Patrocínio Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e ProAC
Anat Falbel é engenheira civil (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1982), doutora em história da arquitetura (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2003) com pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2011) e pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Pesquisadora visitante do Canadian Center of Architecture (2013), é autora de artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior.
Nelson Kon arquiteto (FAU USP, 1983), é fotógrafo especializado em arquitetura, com fotos publicadas em livros e revistas no Brasil e no exterior. Sua obra foi registrada no livro
Nelson Kon (Senac, 2004). Ganhador do Prêmio APCA 2013 (“Registro de arquitetura”), tem fotos na coleção “Pirelli/Masp” do Masp e publicadas pelas principais editoras brasileiras e estrangeiras.
Alberto Ricci arquiteto (Belas Artes, 2019), é fotógrafo especializado em arquitetura, interiores e imagens aéreas; com fotos veiculadas em publicações de arquitetura no Brasil. Colabora com o estúdio do fotógrafo Nelson Kon desde 2021.
Romano Guerra Editora é especializada em livros de arquitetura, arte e cultura de alto padrão gráfico e editorial. Já publicou arquitetos e escritórios brasileiros, como Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Brasil Arquitetura, David Libeskind, João Filgueiras Lima (Lelé), Rosa Kliass, Marcos Acayaba, Abrahão Sanovicz, João Kon, Vilanova Artigas e outros. Suas edições, caracterizadas pela qualidade gráfica e conceitual, ganharam diversos prêmios. Abilio Guerra e Silvana Romano, arquitetos, são editores do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.