|
Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Luis Espallargas Gimenez
Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2016
Série Arquitetura Brasileira, Romano Guerra Editora e Instituto P.M. e Lina Bo Bardi
edição em português
brochura
272 p
17 x 24 cm
ilustrado, colorido
fotos e desenhos
ISBN 978-85-88585-49-2
sobre o livro
Com autoria do arquiteto e professor Luis Espallargas Gimenez, o livro foi produzido a partir de ampla pesquisa documental e iconográfica, além de entrevistas com o próprio Pedro Paulo, hoje com 82 anos. A partir de seus relatos, o livro aborda as seguintes questões: origem e formação, influências e principais edifícios residenciais, diversidade de programas e tipologias de projetos, questões técnico-construtivas, atuação em agências governamentais, além de sua vida acadêmica, como assistente de Vilanova Artigas, ao lado de Paulo Mendes da Rocha, na FAU USP, e como professor titular da FAU Mackenzie.
Patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o livro conta também com destaques dos projetos de grande relevância social e qualidade arquitetônica e ensaios fotográficos de edifícios, de autoria do fotógrafo Nelson Kon, Joana França, Leonardo Finotti, Marcos Piffer, entre outros. Entre os projetos destacam-se a sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp, a Escola de Administração Fazendária – ESAF, em Brasília, os edifícios 5ª Avenida e ACAL, em São Paulo, e o salão de festas do Esporte Clube Sírio.
arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva
Formado nos anos 1950 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, teve sua obra reconhecida tanto na cidade de São Paulo, como em outras cidades brasileiras. Segundo Luis Espallargas Gimenez, autor do livro, a importância do trabalho do arquiteto está em mostrar que o artista sempre faz diferente fazendo o mesmo. “Saraiva nos convence que um bom arquiteto é aquele que reconhece critérios superiores, que é convicto de sua maneira de ordenar os problemas da construção da forma, que sua importância é diretamente proporcional à seriedade de sua experiência. Importa perceber que o arquiteto não cede às coisas fáceis para causar sensação, que a arquitetura não estabelece uma solução peculiar para cada problema específico, mas reconhece a adequação das respostas conhecidas”.
série Arquitetura Brasileira
Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série de livros Arquitetura Brasileira, que será composta por livros que abordarão os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, como Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Abrahão Sanovicz, entre outros.
sobre o autor
Luis Espallargas Gimenez, arquiteto, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.
|