Arquitetura atlântica  deslocamentos entre Brasil e Portugal

Arquitetura atlântica deslocamentos entre Brasil e Portugal

R$ 50,00
. Comprar  

Arquitetura atlântica: deslocamentos entre Brasil e Portugal
organizado por Ana Luiza Nobre e João Masao Kamita


Entrevistas com Álvaro Siza, Gonçalo Byrne, João Luis Carrilho da Graça e João Nunes

Estudos e depoimentos de Álvaro Domingues, Ana Luiza Nobre, Ana Vaz Milheiro, André Tavares, Angelo Bucci, Diego Inglez de Souza, Guilherme Wisnik, João Masao Kamita, Jorge Figueira, Marta Bogéa e Ronaldo Brito

Romano Guerra Editora e Editora PUC-Rio
São Paulo, Rio de Janeiro, 2020

Coordenação editorial: Abilio Guerra, Felipe Gomberg, Fernanda Critelli, Lívia França Salles, Silvana Romano Santos, Tatiana Helich Lopes
Projeto gráfico: Dárkon Vieira Roque

240 páginas, 13,5x20,5cm, ilustrado, brochura
ISBN: 978-85-88585-87-4

 


sobre o livro

O livro organizado por Ana Luiza Nobre e João Masao Kamita, editado pela Romano Guerra Editora e Editora PUC-Rio, busca contribuir para instigar a disciplina da arquitetura dos dois lados do Atlântico, a partir de reflexões sobre as relações entre Brasil e Portugal num momento em que ambos os países passam por transformações intensas, sob a pressão dos processos contemporâneos de globalização e das crises alarmantes que se sucedem, a impor, com urgência, a necessidade de pensamento crítico.

Os autores dos textos aceitaram a provocação de refletir – individualmente ou em diálogos com seus pares ultramarinos – sobre as condições da produção arquitetônica, os processos de urbanização em curso e as políticas culturais e urbanas dos dois países, sem ocultar os impasses que se revelam na crise mais evidente da arquitetura brasileira, mas também em meio à pujança da arquitetura portuguesa contemporânea.

A perspectiva atlântica funciona, portanto, menos em termos de análises comparativas e mais como uma categoria teórica ligada ao cruzamento de olhares, com o desejo de que o deslocamento contínuo do horizonte possa abrir novas possibilidades para a arquitetura.

 

sobre os organizadores

Ana Luiza Nobre é arquiteta (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), mestre e doutora em história social da cultura (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da PUC-Rio, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Suas publicações incluem Carmen Portinho: o moderno em construção (Relume Dumará, 1999) e Coletivo: arquitetura paulista contemporânea (coautoria de Ana Vaz Milheiro e Guilherme Wisnik, Cosac Naify, 2006). Organizou livro de entrevistas com Lúcio Costa (Coleção Encontros, Azougue, 2010) e é uma das organizadoras de Um modo de ser moderno: Lúcio Costa e a crítica contemporânea (Cosac Naify, 2004). Foi diretora executiva da Casa de Lúcio Costa (2001-2003), coordenadora de Pesquisa e Educação do Instituto Moreira Salles (2014-2016) e curadora adjunta da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (com Guilherme Wisnik e Ligia Nobre, em 2013).

João Masao Kamita é arquiteto (Universidade Estadual de Londrina – UEL), mestre em história social da cultura (PUC-Rio) e doutor em arquitetura (FAU USP). É autor de Vilanova Artigas (Cosac Naify, 2000); coautor de História moderna. Os momentos fundadores da cultura ocidental (Vozes/PUC-Rio, 2018); autor dos capítulos “A janela do mundo: arte no renascimento” em Modernas tradições – Percursos da cultura ocidental nos séculos 15-18 (Access, 2002), “A casa moderna brasileira” em Arquitetura moderna brasileira (Phaidon, 2004); e um dos organizadores de Um modo de ser moderno: Lúcio Costa e a crítica contemporânea (Cosac Naify, 2004). Tem publicado ensaios sobre arte e arquitetura em catálogos e revistas especializadas. Atualmente é professor dos Programas de Pós-Graduação em História Social da Cultura e em Arquitetura, dos cursos de Graduação em História e em Arquitetura e Urbanismo, e coordenador do curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil da PUC-Rio.
Veja também