Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

R$ 70,00
. Comprar  
Arquiteturas contemporâneas no Paraguai
Goma Oficina, org.
Romano Guerra Editora e Editora Escola da Cidade, 2019

apresentação
Lena Império Hamburger e Maria Cau Levy
textos
Javier Rodríguez Alcalá, Eduardo Verri, Pedro Beresin e Vitor Pena
posfácio
Fernando Luiz Lara
coordenação editorial
Abilio Guerra, Fernanda Critelli e Silvana Romano Santos
projeto gráfico
Maria Cau Levy, André Stefanini, Ana David e Christian Salmeron
Impressão
Pancrom
Patrocínio
Cerâmica Atlas
realização
Goma Oficina e Unibes Cultural


1ª edição, 176 páginas, fotos, ilustrado, colorido, capa dura, papéis Offset 120g/m2 e Pólen Bold 90g/m2, 17 x 24 cm


ISBN 978-85-88585-86-7 (Romano Guerra)
ISBN 978-85-64558-46-5 (ECidade)

 
sobre o livro

No Brasil, pouco se sabe sobre a realidade do Paraguai, um país que possui uma cultura rica, belas paisagens e uma população de cerca de 6,5 milhões de pessoas que falam as duas línguas oficiais: espanhol e guarani.

O livro Arquiteturas contemporâneas no Paraguai, que será lançado no dia 28 de novembro em São Paulo, busca revelar a riqueza e inventividade das construções contemporâneas realizadas por uma nova geração de arquitetos paraguaios. Propõe-se também a fazer uma análise da história do país e do seu desenvolvimento, marcado pela influência de sucessivos governos brasileiros.

A publicação bilíngue (português-espanhol) apresenta uma seleção de obras marcadas pela experimentação construtiva e muita criatividade, utilizando materiais básicos: tijolos, concreto e vidro. Manejando recursos materiais muito simples  as obras de arquitetos como Solano Benitez e Javier Corvalan têm alcançado grande destaque na arquitetura mundial.
Com textos críticos e uma seleção de vinte e nove obras, o livro organizado pela Goma Oficina propõe à esse território um novo olhar,  que pode ajudar muito a pensar o futuro (e presente) das cidades latino-americanas, tomando como exemplo  essa geração de profissionais que vem encontrando soluções criativas aos desafios sociais e urbanos locais.

 
sobre os organizadores


A Goma Oficina é um coletivo de arquitetos e artistas que desde 2010 trabalha com frentes interdisciplinares. Reconhecida pela gama de atuação diversa, principalmente pelo viés crítico e artístico.

Fazem parte da rede de colaboradores fotógrafos, designers, arquitetos, produtores e educadores. A diversidade da rede possibilita trocas de conhecimento e saberes, bem como o diálogo e cooperação entre campos de atuação distintos. A Goma acredita que esses são fatores fundamentais para a contínua reflexão e construção de processos interdisciplinares. Buscam o aprendizado a partir da pesquisa pela experimentação, o conhecimento contido no ato do fazer, na prototipação, nos modelos em escala, no fazer 1:1.

Em 2019 receberam o prêmio paulistano de crítica de arte APCA em pesquisa e difusão em arquitetura. Integrou mostras como Bienal de Arquitetura de Veneza e de São Paulo, assim como Bienal de Design no Brasil, Espanha e Venezuela. Em 2017 receberam o Prêmio Obra do Ano do Portal Archdaily.

• Prazo para postagem:
Veja também