Iniciativa Solvin 2006 Arquitetura sustentável

Iniciativa Solvin 2006 Arquitetura sustentável

Preço sob consulta
. Comprar  

Abílio Guerra (Org.)
 

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2006
textos José Tabacow, Gilda Collet Bruna e Fernando Chacel. Distribuição gratuita
edição em português 
brochura 
112 p 
24 x 24 x 1,5 cm 
600 g 
ilustrado 
colorido 
fotos 
desenhos 
ISBN 978-85-88585-09-x 
CDD 720.47 In5
arquitetura e urbanismo (projeto de arquitetura, tecnologia de arquitetura , meio ambiente, conforto ambiental)


 
sobre o livro
Lançada em março de 2005, a seleção de trabalhos acadêmicos nasceu com o firme propósito de estimular alunos e professores de arquitetura a pensar o hábitat humano sob a ótica da sustentabilidade. Analisar e projetar o edifício a partir de conceitos que contemplem o desenvolvimento sustentável significa respeitar não só aspectos econômicos e ambientais, mas também os sociais – seja na valorização do trabalhador da construção civil, seja no conforto e segurança do ser humano na sua relação com o meio ambiente. Comparada à seleção de trabalhos de 2005, a atual edição obteve um êxito ainda maior. As quase 70 inscrições e os cerca de 60 trabalhos apresentados, cujos 15 melhores compõem a presente publicação, comprovam a grande receptividade da premiação nas 70 escolas de Arquitetura e Urbanismo dos três Estados participantes. 

Além dos trabalhos estudantis selecionados, a publicação conta com três artigos de renomados profissionais atuantes na área de sustentabilidade no Brasil. O artigo do paisagista José Tabacow enfoca o próprio conceito de sustentabilidade – surgimento, desenvolvimento, dificuldades de definição, uso inapropriado, etc. Fernando Chacel, renomado paisagista carioca, a partir de experiências específicas, explica as relações entre desenvolvimento sustentável, planejamento paisagístico e ecogênese. A professora Gilda Collet Bruna traça uma longa trajetória de leis ambientais ao longo da história até as leis atuais de proteção ambiental, gestadas a partir da consciência do esgotamento dos recursos naturais e das mazelas humanas infringidas ao planeta Terra.


 
sobre o autor
Abilio Guerra Arquiteto pela FAU PUC-Campinas (1982), professor da FAU Mackenzie. Mestre e doutor em História pelo IFCH-Unicamp, editor de vitruvius.
 
Veja também