Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Preço sob consulta
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

Helio Piñón

Romano Guerra, São Paulo ; 1ª edição, 2002
Coleção Documentos de Arquitetura Moderna

título original: Paulo Mendes da Rocha
tradutor: Luis Espallargas
Entrevista com Paulo Mendes da Rocha
edição em português 
brochura 
180 p 
21 x 21 x 1,5 cm 
550 g 
ilustrado 
fotos 
desenhos 
ISBN 85-88585-03-0 
CDD 724.9 P657p
arquitetura e urbanismo (arquiteto e obra) 


sobre o livro
A coleção Documentos de arquitetura moderna será composta de livros cujo conteúdo é, sobretudo, uma homenagem pessoal do autor a excelentes arquitetos modernos do século 20. Homenagem, sobretudo visual, como o leitor comprovará, onde a autoria se funda na dimensão crítica do olhar: para além dos textos introdutórios, a aproximação é dada pelo olhar inquiridor, que busca reconhecer, cúmplice, o essencial das obras arquitetônicas.
Helio Piñon, autor do primeiro volume e responsável pela concepção da coleção, reivindica há muito tempo estar na visualidade o âmbito específico do juízo estético. Segundo defende o arquiteto catalão, o desvanecimento da dimensão sensitiva no começo dos anos sessenta do século passado a favor de um conceitualismo estéril, seria uma das causas profundas dos descaminhos da arquitetura mundial nas últimas décadas.
A obra de Paulo Mendes da Rocha, abordada nesse volume, seduziu o autor desde o princípio: “quando me encontrei pela primeira vez embaixo da Loja Forma, decidi naquela hora mesmo registrar a minha maneira de ver algumas de suas obras paulistas. Este livro é o resultado desse desejo inicial”.

 
sobre o autor
Helio Piñón Arquiteto e Doutor em Arquitetura pela Escola Tècnica Superior d´Arquitectura de Barcelona (ETSAB). Atualmente dirige o Laboratório de Arquitetura da ETSAB. É membro fundador da revista Arquitetura Bis.
 
Veja também