Taipa, canela-preta e concreto

Taipa, canela-preta e concreto

R$ 62,90
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

Taipa, canela-preta e concreto. Estudo sobre o restauro de casas bandeiristas em São Paulo
Lia Mayumi

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2008
Coleção Olhar Arquitetônico
Apresentação de Carlos A. C. Lemos
Finalista Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade Iphan 2009
edição em português 
brochura 
320 p 
23 x 21 x 2,5 cm 
1300 g 
ilustrado 
preto e branco 
ISBN 978-85-88585-17-1 
CDD 724.19981 M466t
arquitetura e urbanismo (preservação do patrimônio


prêmios
O livro Taipa, canela-preta e concreto. Um estudo sobre a restauração de casas bandeiristas em São Paulo foi finalista, na modalidade "divulgação", do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade para ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro 2009.

 

 
sobre o livro
Coleção Olhar Arquitetônico compõe-se de extratos sobre ensaios de monografias, dissertações e teses apresentadas em escolas brasileiras de arquitetura.
A versão sintética visa oferecer a um público maior e mais diversificado os argumentos mais importantes e significativos dos trabalhos acadêmicos, cumprindo assim a necessidade fundamental da circulação das idéias concebidas dentro dos muros universitários.
O terceiro volume da série traz as idéias presentes na tese de doutoradoTaipa, canela-preta e concreto. Um estudo sobre a restauração de casas bandeiristas em São Paulo defendida em março de 2006 no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Nas palavras do prefaciador Carlos Lemos, "este excelente livro trata fundamentalmente de certo paradigma seguido nas restaurações de algumas casas bandeiristas tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura em São Paulo, mas, no entanto, seu texto ainda permite que sejam vislumbrados nas entrelinhas, aspectos e situações mal divulgadas das atividades dos órgãos encarregados da salvaguarda do nosso patrimônio arquitetônico.Sem dúvida, isso não passará despercebido aos curiosos dos bastidores dos trabalhos cotidianos dos guardiões da memória".
 

sobre o autor
Lia Mayumi Arquiteta, doutora em arquitetura pela FAU-USP e arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo, onde se ocupa da preservação de casas bandeiristas, entre outras questões.
 
Veja também